Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Sobre o Martagão Gesteira
Publicada no dia 02/09/2016 às 10h17
O Hospital Martagão Gesteira é uma instituição filantrópica que há 50 anos assiste a crianças de todo o Estado da Bahia, 100% SUS. São mais de 600 atendimentos por dia e uma equipe multidisciplinar formada por mais de 1000 colaboradores, que oferece suporte integral para o cuidado físico, psíquico e social da criança de 0 a 15 anos.

Referência em tratamentos de alta complexidade, o Martagão Gesteira oferece mais de 20 especialidades totalmente voltadas para a criança, com destaque para as especialidades de Oncologia, Cardiologia, Neurocirurgia, Cirurgia Cardíaca, Ortopedia, Cirurgia Plástica, entre outras. Para cada tipo de tratamento oferecido, o Martagão conta com uma assistência multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.

Com sua história de pioneirismo na saúde da criança, o Hospital Martagão Gesteira também conta com serviços exclusivos, a exemplo da Unidade de Treinamento para a Desospitalização (UTD). O serviço, que na Bahia é oferecido exclusivamente pelo Martagão, oferece treinamento para mães e familiares de crianças portadoras de doenças crônicas, oferecendo suporte através do Programa de Assistência Ventilatória Domiciliar (PAVD) para o pequeno paciente dependente de tecnologia para sobreviver, reintegrando essa criança no ambiente familiar e social.

Além de sua reconhecida importância assistencial, o Martagão Gesteira também é um dos mais importantes Hospitais Escolas, formando todos os anos centenas de residentes em Pediatria e especialidades pediátricas, além de profissionais da área multidisciplinar. É mantido pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, fundada pelo médico e professor Álvaro Pontes Bahia há 92 anos. Hoje a Liga é presidida por Durval Freire de Carvalho Olivieri.

Localizado no bairro do Tororó, o Hospital Martagão Gesteira conta hoje com uma estrutura de 179 leitos, dos quais 20 de UTI Neonatal Cirúrgica, 10 de UTI Pediátrica, 15 leitos de UTD (Unidade de Treinamento para Desospitalizar), 68 leitos clínicos, 40 leitos cirúrgicos, 20 leitos de Oncologia e 6 leitos de Cardiologia.  Possui ainda ambulatório de Oncologia com realização de quimioterapias em regime hospital dia e atendimento integral e multidisciplinar diariamente. Ambulatório das múltiplas especialidades com   15 salas, serviço de Bioimagem com alta tecnologia e laboratório especializado, Centro Cirúrgico com equipado com 5 salas cirúrgicas, brinquedotecas, ludoteca, biblioteca, classe escolar e núcleo de ensino.

Para manter sua complexa estrutura, precisa do apoio da sociedade (pessoas físicas e jurídicas) e nela busca a superação para melhorias estruturais, com investimentos para ampliação dos serviços ofertados e implantação de novos projetos.

A Instituição possui diversos projetos futuros para ampliar a complexidade dos seus serviços e oferecer atendimento completo nas diversas áreas da especialidade, permitindo uma assistência adequada, eficiente, humanizada e de qualidade para nossas crianças. Os principais projetos em construção são: Serviço de Radiologia Contrastada, Serviço de Cirurgia de Coluna, UTI cardiocirúrgica , Serviço de Hemodiálise, Serviço de Transplante Hepático, Cardíaco e de Medula Óssea.
 
Nossos números:

179 leitos
57.381 atendimentos especializados/ano
7.194 internações/ano
5. 685 cirurgias/ano
30. 828 exames diagnósticos/ano
19 crianças no Programa de Assistência Domiciliar e mais de 60 crianças desositalizadas
105.863 exames laboratoriais/ano
 
A Liga Álvaro Bahia
 
A história da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil se inicia através do sonho de três grandes médicos pediatras e amigos: Dr. Joaquim Martagão Gesteira, Dr. Álvaro Pontes Bahia e Dr. Álvaro da França Rocha. Preocupados com o alarmante quadro de mortalidade infantil na Bahia dos anos 20, esses médicos resolveram fundar uma instituição que defendesse, com bases científicas, a vida das crianças, mudando a forma caritativa dos cuidados da época. Assim nasceu, em 17 de junho de 1923, a Liga Bahiana Contra a Mortalidade Infantil.  O resultado do trabalho da Liga Álvaro Bahia em prol da criança foi a redução drástica da mortalidade infantil e nosso Estado, passando de 40% para 14% nos anos 20.

Percebendo a necessidade de maior e melhor estrutura, qualidade e quantidade em serviços e atendimentos, Dr. Álvaro Bahia idealizou a construção de um Hospital, produto de seu  sonho inabalável – o Hospital Martagão Gesteira. Foram 18 anos de luta, que mobilizou a classe médica, a sociedade baiana e as autoridades de saúde, nos âmbitos municipal, estadual e federal. Dr. Álvaro Bahia planejou o hospital em seus mínimos detalhes, inclusive o da formação de recursos humanos. O grande idealista faleceu em 8 de outubro de 1964, aos 72  anos, sem ver o seu hospital inaugurado.
 
Curiosidade: Álvaro Pontes Bahia era primo carnal de irmã Dulce e um de seus incentivadores para o desenvolvimento do trabalho filantrópico das Obras Sociais Irmã Dulce.
Fonte: Itaipava Arena Fonte Nova
Outras Notícias
16/11/2016
Garanta o seu lugar para Bahia x Bragantino no Lounge Norte da Arena
Vista privilegiada para o gramado em área VIP, ao som do DJ Mauro Telefunksoul, antes e no intervalo da partida
11/11/2016
Inscrições para a corrida ‘Quem Ama Corre’ estão abertas
Iniciativa visa ajudar a Associação dos Amigos do Autista da Bahia e acontece dia 27 de novembro no Dique do Tororó
10/11/2016
Campanha alertará homens para câncer de próstata durante o jogo Bahia x Sampaio
A ação é uma iniciativa do Movimento Juntos pela Saúde do Homem, com o apoio do E.C. Bahia e visa alertar os homens para a prevenção da doença.
Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Cadastre-se e Receba Newsletter
Receba em primeira mão novidades e promoções da Itaipava Arena Fonte nova em seu e-mail e celular.
 
2015 - 2016. Itaipava Arena Fonte Nova. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital em Salvador