Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Salvador Tem: Monumentos
Publicada no dia 17/06/2014 às 17h05
Atualmente, Salvador é o terceiro município mais populoso do Brasil e centro econômico da Bahia, sendo também porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico do Estado. Culturalmente, o acervo arquitetônico e paisagístico da capital baiana merece destaque pelo seu excepcional valor cultural e pela sua extensão, possui cerca de três mil edifícios construídos nos séculos XVIII, XIX e XX, o que faz com que a cidade concentre mais da metade dos bens tombados individualmente em todo o Estado. Nesse contexto destacam-se monumentos da arquitetura religiosa, civil e militar e também templos do culto afrodescendente. O Centro Histórico de Salvador, cujo ícone é o bairro do Pelourinho, foi considerado como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985.

Conheça alguns dos monumentos da cidade:

Mercado Modelo
Erguido em 1861 para funcionar como Casa da Alfândega, o edifício passou a abrigar o Mercado Modelo a partir de 1971 e mantém a arquitetura neoclássica original mesmo depois de ter sofrido dois incêndios (1969 e 1984). O Mercado Modelo fica no bairro do Comércio, antigo centro comercial de Salvador, em frente ao Elevador Lacerda. Abriga 273 lojas que oferecem a maior variedade de artesanato, presentes e lembranças da Bahia, contando com tradicionais restaurantes de culinária baiana. Além da feira do artesanato e restaurantes de comidas típicas baianas, tem como atrativo as rodas de capoeira que movimentam a parte de trás da construção.

Elevador Lacerda
Localiza-se na Praça Visconde Cayru, no Bairro do Comércio. Foi construído pelo engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, utilizando peças de aço importadas da Inglaterra. As obras foram iniciadas em 1869 e, após sua inauguração, passou a ser o principal meio de transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. Inicialmente operando com duas cabines, atualmente funciona com quatro modernas cabines eletrificadas que comportam 20 passageiros cada. Ao longo de sua história passou por quatro grandes reformas e revisões sendo que na segunda, em 1930, foram adicionados mais dois elevadores e uma nova torre que conferiu a atual arquitetura em estilo art déco.


Elevador Lacerda e Mercado Modelo. Foto: ShutterStock

Forte de Santa Maria
O Forte de Santa Maria fica na praia do Porto da Barra, no bairro da Barra, primitivo porto da cidade de Salvador. Constituiu um comando unificado, entre 1624 e 1694, juntamente com o Forte de Santo Antônio da Barra e o Forte de São Diogo, com os quais cruzava fogos na defesa contra a primeira das Invasões holandesas do Brasil. A fachada sul da casa de comando é revestida de telhas, tratamento impermeabilizante encontrado em empenas de sobrados baianos de todo o período colonial. Sobre a porta de entrada há escudo com armas do império. A edificação é em alvenaria de pedra e cal.


Forte de Santa Maria. Foto: Governo da Bahia / Divulgação

Para saber mais sobre os monumentos da capital baiana, clique aqui e acesse a página da cidade no portal oficial do Mundial do Brasil.
Fonte: Portal da Copa
Outras Notícias
16/11/2016
Garanta o seu lugar para Bahia x Bragantino no Lounge Norte da Arena
Vista privilegiada para o gramado em área VIP, ao som do DJ Mauro Telefunksoul, antes e no intervalo da partida
11/11/2016
Inscrições para a corrida ‘Quem Ama Corre’ estão abertas
Iniciativa visa ajudar a Associação dos Amigos do Autista da Bahia e acontece dia 27 de novembro no Dique do Tororó
10/11/2016
Campanha alertará homens para câncer de próstata durante o jogo Bahia x Sampaio
A ação é uma iniciativa do Movimento Juntos pela Saúde do Homem, com o apoio do E.C. Bahia e visa alertar os homens para a prevenção da doença.
Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Cadastre-se e Receba Newsletter
Receba em primeira mão novidades e promoções da Itaipava Arena Fonte nova em seu e-mail e celular.
 
2015 - 2016. Itaipava Arena Fonte Nova. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital em Salvador