Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Itaipava Arena Fonte Nova completa dois anos de operação
Publicada no dia 07/04/2015 às 09h25
Equipamento apresenta evolução do negócio com 60% de ampliação no número de eventos não-esportivos realizados

Votada como a melhor arena da Copa do Mundo FIFA 2014 pelos torcedores, em itens como segurança, acesso, conforto e alimentação, a Itaipava Arena Fonte Nova, que também ganhou o título de “Arena das Goleadas”, se destacou por outro importante motivo em 2014: foi a terceira arena que mais recebeu shows internacionais no Brasil - três no total: David Guetta, Elton John e Playing For Change -, além de um grande show nacional, do Rei Roberto Carlos, atraindo um público de mais de 100 mil pessoas somente nestes quatro eventos.

O equipamento consolidou ainda mais o seu conceito multiuso em 2014, aumentando em 60% o número de eventos não-esportivos em relação ao ano anterior – foram 57 em 2014 e 35 em 2013. Um bom exemplo desse momento vivido pela arena aconteceu no dia 13/12/2014. Nesta data, cerca de 10 mil pessoas estiveram no equipamento, em quatro eventos distintos e simultâneos: eleições para a presidência do Esporte Clube Bahia, Arena Off Road, confraternização de final de ano da Caixa Econômica Federal e Copa Arena Premium Clube

Com uma estrutura que oferece mais de 80 espaços variados, a arena recebeu 22 tipos diferentes de eventos adaptados em mais de 40 formatos, totalizando um público de 150.000 mil pessoas em eventos não-esportivos, que se divertiram, trabalharam, se reuniram, aprenderam ou simplesmente viveram emoções e experiências inesquecíveis na arena este ano. Isso sem falar nas mais de 33.000 pessoas que conheceram a Fonte Nova mais a fundo, através do Tour 100%, que leva baianos e turistas, adultos e crianças às principais áreas dos bastidores da arena.

Bola em campo

A Itaipava Arena Fonte Nova também deu um show entre as quatro linhas. Sediou com louvor a Copa das Copas, sendo considerada a melhor arena de 2014 por um dos principais sites de notícias do país, em pesquisa feita por torcedores/internautas. Foi a arena com melhor média de gols na Copa, 4 por partida, ganhando alguns apelidos, como “Arena das Goleadas”, “Ímã de Gols”, “Fonte de Gols”, deixando uma imagem que jamais será esquecida por brasileiros e turistas do mundo todo.

O recorde de público em 2014 aconteceu no jogo Bélgica 2 x 1 Estados Unidos, com 51.227 pessoas. Mas as partidas que não vão sair da memória são as goleadas históricas entre Alemanha 4 x 0 Portugal e Espanha 1 x 5 Holanda. Sem falar que podemos ter recebido o gol mais bonito do ano, feito pelo holandês Van Persie, que concorreu ao Prêmio Puskás da FIFA. Depois de um belíssimo lançamento para a área, o jogador deu um mergulho e fez o gol de cabeça, por cobertura.

Em 2014, a Itaipava Arena Fonte Nova recebeu 36 partidas de futebol, sendo 17 jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, 3 pelo Campeonato Baiano, 6 pela Copa do Mundo, 4 pela Copa do Nordeste, 3 pela Copa do Brasil, 2 pela Copa Sul Americana e o amistoso internacional entre Bahia e Shakthar, totalizando um público 670.310 torcedores, com 90 gols registrados.

Casa do Tricolor

E as perspectivas também são boas para 2015. A Fonte Nova Negócios e Participações S.A. acabou de renovar o contrato com o Esporte Clube Bahia por mais três anos, e, entre as novidades mais importantes da parceria, estão a mudança da sede administrativa do clube, que passará a funcionar dentro das instalações da arena, assim como a central de atendimento ao sócio torcedor e a loja oficial do Bahia.

Arena Olímpica

Outra boa notícia veio com a confirmação da Itaipava Arena Fonte Nova como sede dos jogos de futebol masculino e feminino das Olimpíadas 2016. A infraestrutura e a localização da arena foram fatores decisivos para que o equipamento tenha sido escolhido pelo Comitê Organizador dos jogos.

* Todos os dados são referentes ao período de 08/04/2014 a 07/04/2015

CONFIRA OS CINCO MAIORES MOMENTOS DA ARENA EM 2014

1. Copa do Mundo

A Itaipava Arena Fonte Nova foi um dos doze estádios brasileiros a receber os jogos oficiais da Copa do Mundo 2014, realizada pela FIFA. Passaram pelo gramado as disputas entre Holanda x Espanha, Alemanha x Portugal, França x Suíça, Bósnia x Irã, Bélgica x EUA e o emocionante jogo entre Holanda e Costa Rica, que levou o “Laranja Mecânica” às semifinais.

Os seis jogos proporcionaram ao equipamento o apelido internacional de “Fonte de Gols” e o título de terceira melhor média de gols na história do Mundial: as redes balançaram 24 vezes, com média de quatro gols por partida. Os 300 mil torcedores que assistiram as rodadas ainda elegeram a Itaipava Arena Fonte Nova como a melhor arena participante do campeonato. Com nota 9.6, o equipamento aparece na primeira colocação do ranking que elenca os estádios a partir da avaliação de seis importantes questões.

Além disso, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, jogadores e treinadores de 20 clubes apontaram que a Itaipava Arena Fonte Nova como terceiro melhor estádio do Brasil em termos de estrutura.

2. Grandes Shows

2014 concretizou a inserção da Itaipava Arena Fonte Nova no circuito de grandes shows internacionais e nacionais. No começo deste ano a Arena recebeu o DJ francês e vencedor de dois Grammy Awards, David Guetta, que agitou 20 mil pessoas.

A arena também foi palco de um dos mais importantes cantores e compositores do mundo, Elton John. O músico do Reino Unido emocionou pela primeira vez o público soteropolitano com sua turnê comemorativa pelos 40 anos de carreira, atraindo um público de 40 mil pessoas.

A banda internacional Playing for Change também fez história na Itaipava Arena Fonte Nova. O projeto multimídia, que visa reunir músicos a fim de inspirar, conectar e levar paz ao mundo, cantou músicas conhecidas, como Stand by Me, One Love e What´s Going On na estreia do espaço da Tenda da Praça Sul para 4 mil pessoas.

O equipamento ainda recebeu o show especial do cantor Roberto Carlos. O rei da música brasileira emocionou 40 mil pessoas com os sucessos “Nossa Senhora”, “Como É Grande O Meu Amor Por Você” e “O Calhambeque”.

3. Eleições e Posse do Bahia

De forma democrática, o Esporte Clube Bahia realizou as eleições para o novo presidente do clube, na Itaipava Arena Fonte Nova. No início de dezembro, mais de 7.200 sócios do clube, que têm papel fundamental nas arquibancadas, mostraram a sua importância, desta vez fora do campo. Os torcedores tricolores escolheram, entre as seis chapas concorrentes, o futuro do Esporte Clube Bahia nos próximos três anos. O candidato Marcelo Santana foi eleito e a posse do novo presidente também aconteceu na arena, que já faz parte da história do clube e dos seus torcedores.

4. Multiuso: 4 eventos no mesmo dia

No dia 13 de dezembro, quatro eventos simultâneos levaram cerca de 10 mil pessoas a Arena, reforçando o conceito multiuso do equipamento.

Enquanto os sócios elegiam o presidente do Bahia pela primeira vez, clientes do Arena Premium participavam da Copa Arena Premium Clube, amantes dos jipes participavam do encontro de jipeiros Arena Off Road e os colaboradores da Caixa Econômica Federal aproveitavam a confraternização anual da empresa, ao som de Luiz Caldas.

5. Renovação do contrato com o Bahia

No último dia 2 de abril, a Fonte Nova Negócios e Participações S.A. e o Esporte Clube Bahia finalizaram as negociações para renovação do contrato entre as partes. O novo acordo prevê que o equipamento continue recebendo jogos do clube nos próximos três anos, além de mais sinergia entre o Bahia e a concessionária. Vale ressaltar que a participação do Governo Estadual foi fundamental para o fechamento do acordo, com a importante mediação do chefe de gabinete, Cícero Monteiro. Os principais pontos do novo contrato são a definição de uma garantia mínima repassada ao clube anualmente e um incremento na participação do Bahia nas receitas de bilheteria, camarotes, assento premium e alimentos e bebidas. Além de participação na cota de patrocínio do naming rights.

ARENA EM NÚMEROS – 2014

- Eventos não-esportivos – 57

- Público total de eventos não-esportivos – 150.000

- Tipo de eventos – 22

- Formatos – mais de 40

- Shows internacionais - 3

- Total de jogos de futebol -  36 partidas

- 17 Campeonato Brasileiro, 3 pelo Campeonato Baiano, 6 pela Copa do Mundo, 4 pela Copa do Nordeste, 3 pela Copa do Brasil, 2 pela Copa Sul Americana e o amistoso internacional entre Bahia e Shakthar

- Público total de jogos de futebol: 670.310 pessoas

- Público recorde: Bélgica 2 x 1 Estados Unidos (51.227), em 01/07/2014.

- Número de gols: 90

- Tour 100% - Público total: 33.000- Gratuidades: 5.000
Fonte: Itaipava Arena Fonte Nova
Outras Notícias
16/11/2016
Garanta o seu lugar para Bahia x Bragantino no Lounge Norte da Arena
Vista privilegiada para o gramado em área VIP, ao som do DJ Mauro Telefunksoul, antes e no intervalo da partida
11/11/2016
Inscrições para a corrida ‘Quem Ama Corre’ estão abertas
Iniciativa visa ajudar a Associação dos Amigos do Autista da Bahia e acontece dia 27 de novembro no Dique do Tororó
10/11/2016
Campanha alertará homens para câncer de próstata durante o jogo Bahia x Sampaio
A ação é uma iniciativa do Movimento Juntos pela Saúde do Homem, com o apoio do E.C. Bahia e visa alertar os homens para a prevenção da doença.
Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Cadastre-se e Receba Newsletter
Receba em primeira mão novidades e promoções da Itaipava Arena Fonte nova em seu e-mail e celular.
 
2015 - 2016. Itaipava Arena Fonte Nova. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital em Salvador