Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Itaipava Arena Fonte Nova completa dois anos de operação
Publicada no dia 07/04/2015 às 09h25
Equipamento apresenta evolução do negócio com 60% de ampliação no número de eventos não-esportivos realizados

Votada como a melhor arena da Copa do Mundo FIFA 2014 pelos torcedores, em itens como segurança, acesso, conforto e alimentação, a Itaipava Arena Fonte Nova, que também ganhou o título de “Arena das Goleadas”, se destacou por outro importante motivo em 2014: foi a terceira arena que mais recebeu shows internacionais no Brasil - três no total: David Guetta, Elton John e Playing For Change -, além de um grande show nacional, do Rei Roberto Carlos, atraindo um público de mais de 100 mil pessoas somente nestes quatro eventos.

O equipamento consolidou ainda mais o seu conceito multiuso em 2014, aumentando em 60% o número de eventos não-esportivos em relação ao ano anterior – foram 57 em 2014 e 35 em 2013. Um bom exemplo desse momento vivido pela arena aconteceu no dia 13/12/2014. Nesta data, cerca de 10 mil pessoas estiveram no equipamento, em quatro eventos distintos e simultâneos: eleições para a presidência do Esporte Clube Bahia, Arena Off Road, confraternização de final de ano da Caixa Econômica Federal e Copa Arena Premium Clube

Com uma estrutura que oferece mais de 80 espaços variados, a arena recebeu 22 tipos diferentes de eventos adaptados em mais de 40 formatos, totalizando um público de 150.000 mil pessoas em eventos não-esportivos, que se divertiram, trabalharam, se reuniram, aprenderam ou simplesmente viveram emoções e experiências inesquecíveis na arena este ano. Isso sem falar nas mais de 33.000 pessoas que conheceram a Fonte Nova mais a fundo, através do Tour 100%, que leva baianos e turistas, adultos e crianças às principais áreas dos bastidores da arena.

Bola em campo

A Itaipava Arena Fonte Nova também deu um show entre as quatro linhas. Sediou com louvor a Copa das Copas, sendo considerada a melhor arena de 2014 por um dos principais sites de notícias do país, em pesquisa feita por torcedores/internautas. Foi a arena com melhor média de gols na Copa, 4 por partida, ganhando alguns apelidos, como “Arena das Goleadas”, “Ímã de Gols”, “Fonte de Gols”, deixando uma imagem que jamais será esquecida por brasileiros e turistas do mundo todo.

O recorde de público em 2014 aconteceu no jogo Bélgica 2 x 1 Estados Unidos, com 51.227 pessoas. Mas as partidas que não vão sair da memória são as goleadas históricas entre Alemanha 4 x 0 Portugal e Espanha 1 x 5 Holanda. Sem falar que podemos ter recebido o gol mais bonito do ano, feito pelo holandês Van Persie, que concorreu ao Prêmio Puskás da FIFA. Depois de um belíssimo lançamento para a área, o jogador deu um mergulho e fez o gol de cabeça, por cobertura.

Em 2014, a Itaipava Arena Fonte Nova recebeu 36 partidas de futebol, sendo 17 jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, 3 pelo Campeonato Baiano, 6 pela Copa do Mundo, 4 pela Copa do Nordeste, 3 pela Copa do Brasil, 2 pela Copa Sul Americana e o amistoso internacional entre Bahia e Shakthar, totalizando um público 670.310 torcedores, com 90 gols registrados.

Casa do Tricolor

E as perspectivas também são boas para 2015. A Fonte Nova Negócios e Participações S.A. acabou de renovar o contrato com o Esporte Clube Bahia por mais três anos, e, entre as novidades mais importantes da parceria, estão a mudança da sede administrativa do clube, que passará a funcionar dentro das instalações da arena, assim como a central de atendimento ao sócio torcedor e a loja oficial do Bahia.

Arena Olímpica

Outra boa notícia veio com a confirmação da Itaipava Arena Fonte Nova como sede dos jogos de futebol masculino e feminino das Olimpíadas 2016. A infraestrutura e a localização da arena foram fatores decisivos para que o equipamento tenha sido escolhido pelo Comitê Organizador dos jogos.

* Todos os dados são referentes ao período de 08/04/2014 a 07/04/2015

CONFIRA OS CINCO MAIORES MOMENTOS DA ARENA EM 2014

1. Copa do Mundo

A Itaipava Arena Fonte Nova foi um dos doze estádios brasileiros a receber os jogos oficiais da Copa do Mundo 2014, realizada pela FIFA. Passaram pelo gramado as disputas entre Holanda x Espanha, Alemanha x Portugal, França x Suíça, Bósnia x Irã, Bélgica x EUA e o emocionante jogo entre Holanda e Costa Rica, que levou o “Laranja Mecânica” às semifinais.

Os seis jogos proporcionaram ao equipamento o apelido internacional de “Fonte de Gols” e o título de terceira melhor média de gols na história do Mundial: as redes balançaram 24 vezes, com média de quatro gols por partida. Os 300 mil torcedores que assistiram as rodadas ainda elegeram a Itaipava Arena Fonte Nova como a melhor arena participante do campeonato. Com nota 9.6, o equipamento aparece na primeira colocação do ranking que elenca os estádios a partir da avaliação de seis importantes questões.

Além disso, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, jogadores e treinadores de 20 clubes apontaram que a Itaipava Arena Fonte Nova como terceiro melhor estádio do Brasil em termos de estrutura.

2. Grandes Shows

2014 concretizou a inserção da Itaipava Arena Fonte Nova no circuito de grandes shows internacionais e nacionais. No começo deste ano a Arena recebeu o DJ francês e vencedor de dois Grammy Awards, David Guetta, que agitou 20 mil pessoas.

A arena também foi palco de um dos mais importantes cantores e compositores do mundo, Elton John. O músico do Reino Unido emocionou pela primeira vez o público soteropolitano com sua turnê comemorativa pelos 40 anos de carreira, atraindo um público de 40 mil pessoas.

A banda internacional Playing for Change também fez história na Itaipava Arena Fonte Nova. O projeto multimídia, que visa reunir músicos a fim de inspirar, conectar e levar paz ao mundo, cantou músicas conhecidas, como Stand by Me, One Love e What´s Going On na estreia do espaço da Tenda da Praça Sul para 4 mil pessoas.

O equipamento ainda recebeu o show especial do cantor Roberto Carlos. O rei da música brasileira emocionou 40 mil pessoas com os sucessos “Nossa Senhora”, “Como É Grande O Meu Amor Por Você” e “O Calhambeque”.

3. Eleições e Posse do Bahia

De forma democrática, o Esporte Clube Bahia realizou as eleições para o novo presidente do clube, na Itaipava Arena Fonte Nova. No início de dezembro, mais de 7.200 sócios do clube, que têm papel fundamental nas arquibancadas, mostraram a sua importância, desta vez fora do campo. Os torcedores tricolores escolheram, entre as seis chapas concorrentes, o futuro do Esporte Clube Bahia nos próximos três anos. O candidato Marcelo Santana foi eleito e a posse do novo presidente também aconteceu na arena, que já faz parte da história do clube e dos seus torcedores.

4. Multiuso: 4 eventos no mesmo dia

No dia 13 de dezembro, quatro eventos simultâneos levaram cerca de 10 mil pessoas a Arena, reforçando o conceito multiuso do equipamento.

Enquanto os sócios elegiam o presidente do Bahia pela primeira vez, clientes do Arena Premium participavam da Copa Arena Premium Clube, amantes dos jipes participavam do encontro de jipeiros Arena Off Road e os colaboradores da Caixa Econômica Federal aproveitavam a confraternização anual da empresa, ao som de Luiz Caldas.

5. Renovação do contrato com o Bahia

No último dia 2 de abril, a Fonte Nova Negócios e Participações S.A. e o Esporte Clube Bahia finalizaram as negociações para renovação do contrato entre as partes. O novo acordo prevê que o equipamento continue recebendo jogos do clube nos próximos três anos, além de mais sinergia entre o Bahia e a concessionária. Vale ressaltar que a participação do Governo Estadual foi fundamental para o fechamento do acordo, com a importante mediação do chefe de gabinete, Cícero Monteiro. Os principais pontos do novo contrato são a definição de uma garantia mínima repassada ao clube anualmente e um incremento na participação do Bahia nas receitas de bilheteria, camarotes, assento premium e alimentos e bebidas. Além de participação na cota de patrocínio do naming rights.

ARENA EM NÚMEROS – 2014

- Eventos não-esportivos – 57

- Público total de eventos não-esportivos – 150.000

- Tipo de eventos – 22

- Formatos – mais de 40

- Shows internacionais - 3

- Total de jogos de futebol -  36 partidas

- 17 Campeonato Brasileiro, 3 pelo Campeonato Baiano, 6 pela Copa do Mundo, 4 pela Copa do Nordeste, 3 pela Copa do Brasil, 2 pela Copa Sul Americana e o amistoso internacional entre Bahia e Shakthar

- Público total de jogos de futebol: 670.310 pessoas

- Público recorde: Bélgica 2 x 1 Estados Unidos (51.227), em 01/07/2014.

- Número de gols: 90

- Tour 100% - Público total: 33.000- Gratuidades: 5.000
Fonte: Itaipava Arena Fonte Nova
Outras Notícias
07/11/2017
Sound System na Arena Fonte Nova pela Consciência Negra
Ministereo Público faz segundo teste do seu novo Sound System na Arena Fonte Nova neste sábado, dia 11 de novembro, com evento que celebra o mês da Consciência Negra
Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Cadastre-se e Receba Newsletter
Receba em primeira mão novidades e promoções da Itaipava Arena Fonte nova em seu e-mail e celular.
 
2015 - 2017. Itaipava Arena Fonte Nova. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital em Salvador