Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Guia Baiano no Mundial do Brasil: Transporte e Mobilidade
A partir do dia 12 de junho, a bola rola para o Mundial do Brasil. Em Salvador, a primeira partida acontece um dia depois, no dia 13, mas a cidade já tem prontos os seus esquemas de mobilidade, segurança e lazer para os dias de Mundial.
Publicada no dia 27/05/2014 às 11h09
Linhas de Ônibus

Dez linhas especiais serão distribuídas no município, com 138 ônibus em operação. Cinco delas ficarão concentradas em quatro shoppings, onde torcedores portadores de ingressos para as partidas poderão deixar seus carros estacionados. Deste total, duas linhas irão sair do shopping Barra (S1 e S9), sendo que os pontos de ônibus serão instalados na via marginal do empreendimento, nas proximidades do módulo policial.

Um dos pontos instalados no shopping Barra será exclusivo para pessoas com deficiências. Os passageiros da linha S1, destinada para pessoas que não têm deficiências, devem desembarcar dos ônibus no bairro de Nazaré, em frente ao Colégio Severino Vieira.

Os passageiros da linha S2 – para pessoas com deficiências – devem saltar no Dique do Tororó.

Uma outra linha especial será instalada no shopping Bela Vista (S6). Os portadores de ingressos que pegarem ônibus no empreendimento serão desembarcados na Avenida Bonocô, em frente à estação metroviária de Brotas. O shopping irá ofertar mil vagas de estacionamento.

Além do Bela Vista, o shopping Iguatemi (S7) também irá contar com uma linha especial para portadores de ingressos, que será instalada no estacionamento que fica ao fundo do empreendimento. Os passageiros que embarcarem no local vão descer do ônibus na Avenida Bonocô, em frente à estação metroviária de Brotas. O shopping irá disponibilizar 320 vagas de estacionamento.

No shopping Salvador (S8) também será instalada uma linha especial de ônibus, localizada em uma via marginal, no fundo do estabelecimento. Os passageiros que saírem da localidade também serão desembarcados na Avenida Bonocô, em frente à estação metroviária de Brotas. O shopping irá ofertar 500 vagas para os portadores de ingresso.

Já do Aeroporto Internacional de Salvador irão partir duas linhas especiais, na Praça Gago Coutinho. Uma das linhas (S10) irá funcionar entre 5 de junho e 10 de julho e terá pontos de paradas em regiões hoteleiras, como Stella Maris, Rio Vermelho, Ondina e Barra. O final desta linha será na Praça da Sé. A outra linha (S4) seguirá sem paradas para a Avenida Vale de Nazaré, na parte inferior do Viaduto de Nazaré.

Além dos shoppings e aeroporto, também serão disponibilizadas linhas de ônibus em Ondina (S2), na entrada do centro de esportes da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Rio Vermelho (S3), na Praça Brigadeiro Farias Rocha; e no Jardim dos Namorados (S5).

O turista deve comprar um cartão avulso do Salvador Card, que terá o valor de R$ 5, nos pontos onde irão pegar os ônibus. Em seguida, eles devem carregar o valor de R$ 15, referente ao valor de ida e volta ao estádio. A venda desses bilhetes vai acontecer nos postos especiais para o Mundial montados no Salvador Shopping e no Salvador Norte Shopping.



Táxi

De acordo com a Transalvador, a capital baiana dispõe de sete mil táxis, que estarão a serviço da população nos jogos do Mundial do Brasil. O espectador poderá pegar um táxi próximo ao seu ponto de partida e desembarcar nas redondezas do estádio. Na saída dos jogos, os torcedores poderão ter acesso ao serviço através de pontos no entorno da Arena Fonte Nova.

Pontos de desembarque

Av. Bonocô, entrada do Ogunjá; Av. Vale de Nazaré, próximo a Loja Comercial Ramos; Av. Joana Angélica – Portão da Piedade; Av. Vasco da Gama, próximo ao Viaduto Juscelino Kubitschek; Ladeira dos Galés (para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida – PDMR).

Pontos de embarque

T1 – Av. Bonocô, após o Viaduto das Pitangueiras, sentido Aquidabã.

T2 – Vale de Nazaré, em frente a Loja Comercial Ramos; T3 – Vasco da Gama, em frente a Concessionária Sammar; T4 – Rua da Independência, em frente a loja Nutre Bem; T5 – Ladeira dos Galés (recomendado para Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida – PDMR).



O que muda no trânsito da cidade em dias de jogo

- Av. Bonocô (sentido Comércio): terá o trânsito interditado a partir do acesso para o Vale do Ogunjá;

- Vale de Nazaré (sentido Av. Bonocô): terá o trânsito interditado nas proximidades da loja Comercial Ramos;

- Av. Vasco da Gama (sentido Dique): a interdição será a partir do viaduto JK, onde todo o tráfego será desviado para a Av. Garibaldi;

- Av. Joana Angélica, a partir do Center Lapa, sentido Campo da Pólvora: só passarão veículos de moradores da região;

- Nazaré (sentido Centro) a interdição será a partir da Travessa Marquês de Barbacena (SESC);

- Ladeira dos Galés: o trânsito será desviado para a Rua Djalma Dutra.

Os moradores dos bairros localizados dentro do perímetro de isolamento da organizadora do evento poderão realizar o cadastro para o credenciamento de acesso a essas áreas, que está disponível desde o dia 12 de maio no site da Transalvador.

Cada residência só poderá cadastrar, no máximo, dois automóveis. O morador cadastrado receberá adesivos, que devem ser colados no parabrisa do carro, em local visível. Os adesivos serão entregues em datas e horários informados através de e-mail fornecido no credenciamento.

Apenas moradores de áreas que não possuem acesso alternativo terão direito aos adesivos. Caso a residência do morador não esteja entre as listadas para cadastramento, ele deve procurar vias alternativas ou acessar as ruas até cinco horas antes do início das partidas, e regressar uma hora após o término. A única exceção é a Avenida Presidente Costa e Silva, localizada ao redor do Dique do Tororó, que será interditada às 20h do dia anterior aos jogos.

Alternativa de itinerários

- Para se deslocar da região do Cabula, BR-324 e Orla para a Cidade Baixa: utilize a Via Expressa, Av. da França, Av. Luis Eduardo Magalhães e Av. Contorno.

- Para se deslocar da região do Cabula, BR-324 e Orla para o Centro da Cidade: Utilize a Av. ACM, Av. Juracy Magalhães, Av. Anita Garibaldi, Vale do Canela e Campo Grande.

- Para se deslocar da região da Paralela e Orla para o Centro da Cidade: Utilize a Av. Oceânica e Av. Sete de Setembro a partir da Ladeira da Barra.

- Para se deslocar da Cidade Baixa para o Centro: Utilize sempre o Comércio e Av. Contorno.

- Para se deslocar da Região de Nazaré, Barbalho e Liberdade para o Centro: Acesse o Vale de Nazaré, nas proximidades do Hospital Santa Luzia, Túnel Américo Simas e Av. Contorno.

- Para se deslocar do Centro da Cidade para a região do Cabula, BR-324: Utilize a Av. Contorno, Rua Miguel Calmon, Av. Jequitaia e Via Expressa ou a Av. Luis Eduardo Magalhães, acessando-a através da Calçada e Av. San Martin.

- Para se deslocar do Centro para a Cidade Baixa: Utilize a Av. Contorno, Rua Miguel Calmon e Av. Jequitaia.

- Para se deslocar do Centro para a região de Nazaré, Barbalho e Liberdade: Utilize a Av. Contorno, Rua Miguel Calmon, Av. Jequitaia e Ladeira da Água Brusca.

Em dias de jogos, a Transalvador recomenda que o cidadão evite trafegar pelas avenidas Bonocô, Vale de Nazaré, Vasco da Gama, Vale dos Barris, Joana Angélica e Vale do Ogunjá.

Metrô

O metrô começa a funcionar de forma assistida no dia 11 de junho. O equipamento vai funcionar entre as estações do Retiro e Lapa, que são separadas por 7,5 km. No entanto, em dias de jogos na capital baiana, o uso do equipamento será restrito: apenas torcedores com ingressos para partidas do Mundial, que chegarem nos ônibus de linha especial, previamente cadastrados, terão acesso ao metrô. Nesses dias, o metrô vai funcionar em regime expresso e apenas em duas estações. Da estação Acesso Norte até a estação Campo da Pólvora, vizinha da Fonte Nova.

Bicicletas

Durante o evento, Salvador contará com um bicicletário especial, além dos que já estão disponíveis na capital. O grande bicicletário ficará no Campo da Pólvora, em frente ao Fórum Ruy Barbosa, e terá capacidade para 600 bicicletas. Além de torcedores, o cidadão comum, mesmo sem ingresso para o estádio, poderá fazer uso do local. Salvador já tem atualmente 38 estações de bicicletas, onde qualquer cidadão pode fazer uso dos equipamentos públicos.

Rota para pedestres – Fan Walk

A ideia é fazer do Mercado Modelo um ponto de encontro de torcedores e, de lá, eles vão seguir a pé pela região do Centro Histórico até a Fonte Nova. Das ladeiras do Pelourinho até o estádio, a distância é pequena: o trajeto tem menos de 2 km e contará com intervenções artísticas e culturais. A ideia da organização local é usar a época de festas juninas e o Pelourinho, região da cidade que costuma receber festas, para manter o turista pela área depois das partidas. Nos dias de jogos, haverá monitores para dar orientação em pontos fixos. Nos dias sem jogos, só haverá as placas de sinalização. Os monitores ficarão no Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Prefeitura.

Fonte: Globo Esporte
Outras Notícias
16/11/2016
Garanta o seu lugar para Bahia x Bragantino no Lounge Norte da Arena
Vista privilegiada para o gramado em área VIP, ao som do DJ Mauro Telefunksoul, antes e no intervalo da partida
11/11/2016
Inscrições para a corrida ‘Quem Ama Corre’ estão abertas
Iniciativa visa ajudar a Associação dos Amigos do Autista da Bahia e acontece dia 27 de novembro no Dique do Tororó
10/11/2016
Campanha alertará homens para câncer de próstata durante o jogo Bahia x Sampaio
A ação é uma iniciativa do Movimento Juntos pela Saúde do Homem, com o apoio do E.C. Bahia e visa alertar os homens para a prevenção da doença.
Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Cadastre-se e Receba Newsletter
Receba em primeira mão novidades e promoções da Itaipava Arena Fonte nova em seu e-mail e celular.
 
2015 - 2016. Itaipava Arena Fonte Nova. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital em Salvador