Facebook Instagram Twitter Youtube
Arena Fonte Nova comemora 5 anos com balanço positivo
Em cinco anos, mais de 4 milhões de pessoas já passaram pela Arena Fonte Nova em partidas de futebol e eventos não-esportivos, a exemplo da Campus Party e shows de Ivete Sangalo, David Guetta, Dire Straits Legacy, Elton John e Paul McCartney
Publicada no dia 09/04/2018 às 09h10
Considerado como um dos cartões postais de Salvador, palco de grandes espetáculos e de “chuva” de gols em partidas nacionais e internacionais, a Arena Fonte Nova celebra cinco anos com balanço positivo. Desde a sua inauguração, em 7 de abril de 2013, Arena já contabilizou mais de 4 milhões de espectadores em eventos esportivos e não-esportivos. Desses, mais de 3 milhões foram de torcedores em 187 jogos de futebol disputados pelo Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro e pelas copas das Confederações (2013), do Mundo (2014) e das Olimpíadas Rio 2016. 

Nesses cinco anos, a Arena sediou, também, 257 eventos não-esportivos, com público estimado de 1.121.437 pessoas, a exemplo da Campus Party Bahia 2017 e shows de Ivete Sangalo, David Guetta, Dire Straits Legacy, Elton John e Paul McCartney, contribuindo para o incremento do turismo na cidade e no estado da Bahia. Apenas em 2017, calcula-se que os eventos realizados na Arena tenham gerado 32 mil empregos diretos e indiretos em Salvador. “Cerca de 40% dos eventos realizados em 2017 foram não-esportivos, o que reforça o caráter multiuso da Arena”, informa Dênio Cidreira, presidente da Fonte Nova Negócios e Participações. 

Também no ano passado, foram promovidas 66 ações sociais, beneficiando 641.998 pessoas. Entre essas ações de responsabilidade social estão a doação de alimentos não perecíveis, prestação de serviços gratuitos para o público, apoio à divulgação de campanhas sociais, aquisição de materiais para auxílio a instituições beneficentes e realização tours gratuitos na Arena para estudantes de escolas públicas e de instituições beneficentes. A interação com a comunidade também foi destaque este ano, com a realização do campeonato de integração e a festa de natal. 

Sustentabilidade - Símbolo de desenvolvimento econômico, entretenimento, cultura, esporte e geração de renda para todo o estado, a operação da Arena Fonte Nova mantém iniciativas sustentáveis incorporadas desde a fase de obra. Nesses cinco a Arena Fonte Nova se destaca também pelas certificações adquiridas, sendo a primeira arena no mundo a receber a Certificação Internacional de Qualidade ISO 9001 do Sistema de Gestão de Qualidade para o Escopo de Construção de Arenas Multiuso. 

A Arena Fonte Nova foi, ainda, a primeira do Brasil a conquistar a categoria prata no reconhecido sistema internacional de Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Atualmente, a arena baiana realiza o reaproveitamento de água da chuva, através de coleta feita a partir da membrana da cobertura do equipamento. Em média anual são captados 37mil m³ de água pluvial com o sistema de água de reuso, o que representa uma economia de 70% em épocas de chuva e 20% em períodos de estiagem. 

Desde a fase de construção, ações sociais vêm sendo realizadas como parte das ações de responsabilidade social da Arena. Parte do concreto implodido da antiga estrutura, por exemplo, foi destinada à doação. Pequenos pedaços viraram souvenir, posteriormente vendidos - cuja renda foi totalmente revertida para as Obras Sociais de Irmã Dulce, que beneficia mais de quatro milhões de pessoas por ano na Bahia. Uniformes descartados também serviram de matéria-prima para a confecção de sacolas ecológicas, aventais, roupas e jogos americanos no Projeto Axé, que em 24 anos de trabalho já retirou 15 mil crianças e adolescentes das ruas do Centro Histórico de Salvador. 

Um dos programas sociais pioneiros na Bahia e nas arenas em todo o Brasil, foi o trabalho realizado para inclusão de moradores de rua, em parceria com a Comunidade Igreja da Trindade. Através da identificação, qualificação pessoal, criação de meio autossustentável e capacitação profissional, a Arena Fonte Nova realizou cursos profissionalizantes e em sua fase de construção empregou mais de 20 ex-moradores de rua como ajudantes de produção. 

Por acreditar que a prática esportiva é um agente de transformação social, desde janeira de 2018 a Arena Fonte Nova apoia o Esporte Na Cidade, projeto da ONG de Peito Aberto, em parceria com o SporTV. Essa ação que tem o objetivo de combater situações de vulnerabilidade, além de incentivar possíveis atletas, beneficiando 150 crianças e adolescentes de cinco escolas públicas municipais e estaduais do entorno.
Fonte: Itaipava Arena Fonte Nova
Outras Notícias
16/04/2018
Competição de CrossFit reuniu três mil pessoas na Arena Fonte Nova
Nos dois dias de realização do Arena Challenge, 530 atletas de vários estados do Brasil disputaram as oito categorias do evento.
28/03/2018
Exames oftalmológicos serão ofertados gratuitamente na Arena Fonte Nova
A ação “De Olho Na Saúde”, promovida pelo INTS, realizará exames para pessoas acima dos 30 anos.
28/03/2018
Exames de mamografia serão realizados gratuitamente na Arena Fonte Nova
A ação social Vida + Rosa, promovida pelo INTS, irá atender 250 mulheres por dia, entre 4 e 6 de abril, das 7h às 17h, no estacionamento da Arena Fonte Nova.
Facebook Instagram Twitter Youtube
Cadastre-se e Receba Newsletter
Receba em primeira mão novidades e promoções da Itaipava Arena Fonte nova em seu e-mail e celular.
 
2015 - 2018. Itaipava Arena Fonte Nova. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital em Salvador