Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Arena e comunidade promovem torneio dos babas do entorno da Fonte Nova
Campeonato contou com oito times tradicionais da região e a final será no tapete verde da Copa do Mundo
Publicada no dia 10/11/2015 às 08h30

A Arena e as comunidades do entorno da Fonte Nova se uniram para resgatar os tradicionais babas realizados na região do Dique do Tororó e criaram o Baba de Integração, um torneio com oito times, cujas fases eliminatórias foram realizadas  no campo do Bariri, um dos mais famosos da região. Mas o ponto alto será a final do campeonato: a partida que definirá o vencedor do Baba de Integração será realizada no tapete verde da Arena Fonte Nova, a Fonte de Gols da Copa do Mundo. A partida acontece às 10h da manhã do dia 28 de Novembro, no mesmo dia do jogo do Bahia contra o Atlético de Goiás, última disputa do tricolor pelo Campeonato Brasileiro.

Alguns dos times que participaram do torneio tem mais de 30 anos de história e foram berço para jogadores profissionais como Marcelo Nicácio, Osni Lopes, Téo Sena, Armando Portela e Beijoca, que será homenageado e dará o nome à taça do campão. No último sábado, 7, após as seis rodadas do Baba de Integração, ficaram definidos os finalistas que vão disputar a Taça Beijoca. Numa disputa acirrada que chegou aos pênaltis, o time Tororó levou a melhor em cima dos Meninos da Vila. Já o Ladeira ganhou por três a zero do Fluminense. A final promete com o confronto entre o Tororó e o Ladeira, realizando o sonho destes craques anônimos de jogar no templo do futebol baiano.

“Ir para a final de qualquer torneio de bairro já é muito bom, mas este ano teremos uma emoção a mais. Jamais imaginaríamos jogar no gramado da Copa do Mundo e onde os ídolos dos nossos times do coração jogam. Na antiga Fonte Nova, jogávamos no  máximo no estacionamento, perto do Dique do Tororó, atrás do antigo placar, mas agora seremos soberanos no tapete verde da Arena”, comemora Jurandir Moreira da Silva, um dos líderes da comunidade do entorno.

VALORIZAÇÃO - O projeto, que busca valorizar e resgatar a história destes atletas amadores que povoam os arredores da Fonte Nova, conta com a parceria do Esporte Clube Bahia e da Federação Bahiana de Futebol (FBF). “A projeção e o fortalecimento do futebol na Bahia têm relação íntima com os babas de rua e partidas disputadas em terrenos baldios no entorno da Fonte Nova, no Dique do Tororó, em Nazaré, no Rio Vermelho... Por isso o Bahia apoia este torneio, que valoriza a história e funciona como um estímulo e oportunidade para novos talentos”, afirma o presidente do Bahia, Marcelo Sant´Ana.

“O futebol é o esporte mais amado pelos baianos, é o esporte que leva multidões aos jogos, que proporciona espetáculos. E nada melhor do que aqueles que participam destes espetáculos, lotando e fazendo festa nas arquibancadas, tenham a oportunidade de vivenciar, dentro de campo, o que um jogador profissional vive. Por isso, a Federação não poderia ficar de fora desse projeto. Todos os grandes craques do nosso futebol um dia passaram pelos babas de rua. Tenho certeza que dos Babas do Entorno da Fonte Nova ainda poderão surgir novas promessas", reforça Ednaldo Rodrigues, presidente da FBF.

A ação incentivou também o espírito colaborativo entre os times do entorno, que participaram da organização do evento, inclusive buscando patrocínio, de forma a fortalecer os parceiros locais. Neste sentido, a loja de material esportivo Casa Esportiva, localizada no Comércio,  respondeu ao projeto, garantindo uniformes padronizados a todos os times.

PERTENCIMENTO - A iniciativa foi tomando forma depois que a Arena  fez um trabalho de campo dentro das comunidades vizinhas para ouvir as demandas e saber a visão dos moradores do Tororó, Engenho Velho de Brotas, Nazaré e Jardim Baiano em relação ao novo equipamento. Desde a primeira aproximação, que aconteceu em janeiro de 2014, a Arena e os representantes da Comunidade vem construindo, em conjunto, a Política de Relacionamento entre as duas partes, com o objetivo de garantir que os vizinhos do estádio tenham uma participação ativa e diferenciada no dia a dia do equipamento.

“Fizemos uma série de oficinas com representantes da vizinhança e da arena para discutir de que forma todos nós poderíamos estar mais próximos e contribuir com ações e eventos, com a participação de moradores do entorno. Destas oficinas está surgindo a Política de Relacionamento, que entre diversos itens, contempla o Baba de Integração. Ficamos muito felizes de ver os babas de mais de 30 anos de história terem lugar privilegiado dentro da Arena. Eles merecem este espaço. A Fonte Nova faz parte da história destas pessoas”, declara Carine Aprile, Coordenadora de Responsabilidade Social da Arena.

PREMIAÇÃO - No total, 240 jogadores, entre titulares e reservas, participaram do campeonato, formado por oito times do Engenho Velho, Tororó, Vasco da Gama, Barris, Dique Pequeno, Bariri e Ladeira do Pepino. A FBF apoia o projeto disponibilizando a arbitragem e o material esportivo (bolas e bandeirinhas) para a realização do torneio, além do troféu e medalhas para a premiação.

Além de ceder o gramado a partida, no dia 28 de Novembro, quando terá o mando de campo na Arena, o Esporte Clube Bahia vai apadrinhar os dois times finalistas. “Dois ex-atletas tricolores, Zé Carlos e Lima Sergipano, serão os padrinhos de cada um dos times no dia da final, dando dicas e apoiando os técnicos e os atletas”, conta Sant´Ana. Em dezembro, será montada uma seleção com todos os participantes do campeonato que são torcedores do Esquadrão de Aço para jogarem um Baba de Confraternização com o time Master do Bahia no Fazendão.

O troféu do Baba de Integração levará o nome de Beijoca, em homenagem ao ex-atleta que fez história no Bahia e iniciou os seus dribles nas quadras de chão batido no entorno da Fonte. E é com essa homenagem que a grama pisada por craques internacionais como Robin Van Persie e Cristiano Ronaldo, torna-se agora palco para o retorno de Calunga, Noca, Jurandir e outros craques anônimos.

Fonte: Itaipava Arena Fonte Nova
Outras Notícias
16/11/2016
Garanta o seu lugar para Bahia x Bragantino no Lounge Norte da Arena
Vista privilegiada para o gramado em área VIP, ao som do DJ Mauro Telefunksoul, antes e no intervalo da partida
11/11/2016
Inscrições para a corrida ‘Quem Ama Corre’ estão abertas
Iniciativa visa ajudar a Associação dos Amigos do Autista da Bahia e acontece dia 27 de novembro no Dique do Tororó
10/11/2016
Campanha alertará homens para câncer de próstata durante o jogo Bahia x Sampaio
A ação é uma iniciativa do Movimento Juntos pela Saúde do Homem, com o apoio do E.C. Bahia e visa alertar os homens para a prevenção da doença.
Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Cadastre-se e Receba Newsletter
Receba em primeira mão novidades e promoções da Itaipava Arena Fonte nova em seu e-mail e celular.
 
2015 - 2016. Itaipava Arena Fonte Nova. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital em Salvador