Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Setembro2016
Evento
11/09/2016 - 16:00
Evento Realizado
Visita de Nossa Senhora Aparecida gera solidariedade na capital baiana
Evento na Fonte Nova vai arrecadar doações para OSID e Hospital Martagão Gesteira
 
Nos dias 10 e 11 de setembro, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia receberá a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Essa visita se dará por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba do Sul. O ponto alto dessa visita será a realização de uma Missa na Arena Fonte Nova, no dia 11 de setembro, às 16h. A estimativa é de que 40 mil pessoas estejam presentes nessa bonita celebração. Não haverá cobrança de ingressos e neste dia arrecadaremos alimentos não perecíveis que serão doados às Obras Sociais Irmã Dulce e ao Hospital Martagão Gesteira.

Para o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista, a visita que a imagem de Nossa Senhora está fazendo às (arqui)dioceses do Brasil “reflete a comunhão que há na Igreja, através dos Bispos e sacerdotes que estão acolhendo a imagem e fazendo força para que ela visite todas as paróquias, comunidades e locais públicos que abrem as portas”, afirma.

O arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, compara esta ocasião à visita que Nossa Senhora fez à Isabel, logo após a Anunciação. “Naquela oportunidade, Maria levou Jesus à sua prima. Hoje, virá ao nosso encontro para nos trazer seu Filho. Isabel a acolheu com alegria e foi beneficiada com isso. Também nós queremos acolhê-la com alegria, com o coração aberto para ouvir sua ordem: ‘Fazei tudo o que o Senhor lhes disser!’ (Jo 2,5)”, lembra.
 
Percurso

A imagem chegará ao Aeroporto Internacional de Salvador no dia 10 de setembro, às 17h30 no vôo TAM JJ3894. Integrantes do Terço dos Homens de diversas paróquias a receberão no saguão de desembarque, onde será acondicionada em uma berlinda e colocada em uma viatura da Policia Rodoviária Federal. O veículo sairá do terminal sob escolta dos batedores da PRF até a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Durante o percurso, um grupo de ciclistas será incorporado ao cortejo na pista do bambuzal, logo na saída do aeroporto. Na Avenida Caribé, será formada, atrás do cortejo oficial, a carreata, cuja organização e escolta ficará a cargo da Polícia Militar da Bahia e da Transalvador. No trajeto da Avenida Paralela até o Imbuí, utilizando as duas faixas da direita, comunidades e paróquias dessas áreas, a exemplo de Mussurunga, Bairro da Paz, Alphaville, Pituaçu, CAB e Narandiba saudarão a passagem da imagem peregrina.

Ao chegar ao viaduto de acesso ao Imbuí, o cortejo subirá o viaduto e a carreata seguirá para fazer o retorno no viaduto Luis Eduardo Magalhães e, então, se dispersar, porque a pista central do Imbui estará interditada para receber o cortejo por milhares de fiéis. Nas imediações da igreja, a berlinda será retirada da viatura e conduzida pelo povo para o interior do templo, sob queima de fogos, e a imagem será colocada em uma coluna em frente ao presbitério para veneração.

No dia 11, a imagem será recolocada na berlinda e na viatura da PRF para ser conduzida em cortejo até a Arena Fonte Nova, sob acompanhamento do Esquadrão Águia da PM/BA. “Mais uma vez, os veículos poderão seguir o cortejo oficial que sairá do Imbuí e seguira pela Av. Paralela, ACM, Alça de acesso à Av. Bonocô até o Viaduto da Fonte Nova com acesso pelo Dique do Tororó, até a Arena”, afirma o integrante da equipe de logística da comissão criada para cuidar do evento, Fabio Sobral. Na Arena, a viatura irá até a pista de atletismo, que será percorrida pela imagem, conduzida por mais de cem jovens da Arquidiocese.
 
PROGRAMAÇÃO
 
10 de setembro
 
9h – Missa no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
17h30 – Recepção da imagem jubilar no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães
18h – Carreata do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães até a paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí)
19h – Missa de abertura da vigília na paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí).
 
11 de setembro
 
6h30, 9h30 e 11h30 – Missas na matriz da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí)
13h – Abertura dos portões da Arena Fonte Nova
13h30 – Carreata da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida(Imbuí) até a Arena Fonte Nova;
16h – Missa presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, na Arena Fonte Nova
 
Orientações

Os ingressos que dão acesso à Arena Fonte Nova serão distribuídos gratuitamente pelas paróquias da Arquidiocese de Salvador. As pessoas interessadas em participar da Celebração Eucarística que será realizada no local deverão procurar com antecedência a secretaria da paróquia da qual fazem parte para garantir o bilhete - não haverá distribuição no dia do evento.

Só poderão entrar na Fonte Nova para participar da Missa aqueles que estiverem com ingresso em mãos. Todos os portões da arena estarão abertos, sendo possível o acesso pela Ladeira Fonte das Pedras ou pelo Dique do Tororó. A Arquidiocese convida os participantes desta Celebração a colaborar com 1 Kg de alimento não perecível, que será destinado ao Hospital Martagão Gesteira e às Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

O uso da camisa do Ano da Misericórdia não é obrigatório no dia 11 de setembro, entretanto, é importante que aqueles que tenham adquirido a camisa, estejam vestidos com ela neste dia, como forma de demonstrar a unidade da Igreja e facilitar a identificação daqueles que irão para o evento. Não há idade mínima para participar da atividade, mas quem tiver menos de 18 anos deve estar acompanhado dos pais e/ou responsáveis. De acordo com a comissão organizadora da atividade, não será permitida a entrada de alimentos para consumo na Arena Fonte Nova.

A visita faz parte da preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem da padroeira do Brasil, que acontecerá em 2017. A Arquidiocese de Salvador lançou um hotsite como parte das ações em preparação para a visita. Você pode acompanhar através do link http://goo.gl/OAIeuH
 
Facebook Instagram Google+ Twitter Youtube
Cadastre-se e Receba Newsletter
Receba em primeira mão novidades e promoções da Itaipava Arena Fonte nova em seu e-mail e celular.
 
2015 - 2016. Itaipava Arena Fonte Nova. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo | Agência Digital em Salvador